"VIGIAI E ORAI, PARA QUE NÃO ENTREIS EM TENTAÇÃO; O ESPÍRITO, NA VERDADE, ESTÁ PRONTO, MAS A CARNE É FRACA." MATEUS 26:41

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O jovem e as tentações do mundo

Pr. Gomes Silva
Orientador da CEPEA-PB
Fui procurado por uma adolescente (com a maturidade de um adulto) objetivando tomar ciência do que é permitido e o que não o é num relacionamento a dois quando ainda em namoro. Confesso que fiquei muito feliz, pois vi, nela, uma preocupação quanto à sua vida espiritual, sobretudo nessa fase da sua história, marcada pela curiosidade etc.

Assim como aquela adolescente, existem outras dezenas de meninas e jovens em suas comunidades evangélicas sem a devida orientação quanto a namoro, noivado e casamento.

Eles padecem e não encontram alguém para lhes ajudar diante de suas crises e indecisões, pois, como sabemos, vivemos um momento muito complicado e difícil para jovens e adolescentes, mesmo buscando viver uma vida de forma irrepreensível. O mundo está cada vez mais depravado. A nudez está presente em todos os ambientes. Seja em outdoors, seja em espaços na mídia. Tudo isto com a finalidade de bombardear a reflexão dos adolescentes e dos jovens.

Lembro-me do que escreveu Michel Aires de Souza em seu blog www.educacaonet.wordpress.com acerca do assunto. Ele escreveu:

“Adolescência é um período conturbado de crises, sofrimentos, conflitos pessoais e interpessoais, conflitos amorosos e familiares. Daí a necessidade de uma auto-reflexão que leve o adolescente a entender mais a si mesmo, perceber mais seus sentimentos, seus desejos e suas atitudes”. Concordo plenamente.

No tocante à vida sexual, eles encontram tabus em suas comunidades e ficam sem a clara explicação bíblica sobre o problema. Sabem, apenas, através parcos estudos que sexo fora antes do casamento é tão errado quanto o adultério ou outras práticas abomináveis pelo Senhor. Mas como viver de forma a não sentir falta do sexo, como lidar com as palavras encantadoras, apegamento rápido a alguém, eles não encontram espaço para o diálogo com quem de direito. Isso precisa ser ensinado a essa rapaziada.

Será que a prática de esportes não ajudaria? Mas é claro... Ah, mas existem outro problema: Muitas igrejas consideram a prática do esporte como sendo pecado. Não quero entrar no mérito da questão. Afinal, todas as comunidades cristãs têm seus regimentos internos. Contudo, dizer que praticar esportes é pecado é desconhecer uma das maneiras recomendadas pelos médicos (principalmente) para quem quer viver uma vida saudável.

E quanto às amizades? Os adolescentes e jovens só poderão ter amigos com pessoas da igreja? Qual o seu comportamento nas escolas? E se se apaixonar por alguém de outro credo religioso, como fica? Para estas perguntas, eles esperam a resposta.

Voltaremos ao assunto para falar sobre sexo fora do casamento.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Senhor Jesus . . .

By: Frank Duarte & Suelen Lira


"Trazei o povo cego, que tem olhos;
e os surdos, que têm ouvidos"
(Isaias 43:08)

O Senhor Jesus, nos criou a sua imagem e semelhança "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou"(Genesis 01:26-27). O Senhor nos fez um povo vencedor; um povo que sofre com as perseguições.

Jesus diz: Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus (Mateus 5:10). Foi por nós que Ele morreu na cruz pagou todos os nossos pecados e ainda estamos parados esperando sermos salvos, somos salvos remidos pelo fogo do Espírito Santo, não precisamos estar dispostos a fazer o impossível por Deus porque Ele fez o impossível por nós: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16).

Muitas vezes choramos por entes queridos que morreram, mas não paramos para pensar que Deus mandou seu único filho para morrer por todos nós. Que pai daria à morte o seu próprio filho? O seu povo ainda não entendeu que Ele é o único Deus. Temos audição, mas não queremos ouvir a palavra que trás vida e vida em abundância, que é a palavra de Deus; temos visão, mas não queremos olhar o que puro e santo, só olhamos o que impuro e gera morte. “Deus disse: Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim. A adoração deste povo é inútil.” (Mateus 15:08), Deus nos fez com olhos e ouvidos para ouvir e ver a verdade, temos tantos pecados que não vemos mais a salvação, nem ouvimos mais a voz de Deus.

O amor de Deus por nós é tão grande que por mais que sejamos infiéis Ele permanece fiel. Muitos não sentem mais vontade de estar na casa do Senhor e estão perdidos nas drogas, no alcoolismo e na prostituição, mas ainda assim Deus está conosco, Ele nunca nos abandona e fica esperando que nos arrependemos de nossos pecados e voltemos a ter comunhão com Ele, como o filho prodigo que se arrepende e ao voltar ao lar se deparou com seu pai o esperando, assim é o nosso Deus, Ele espera apenas uma decisão nossa.

A palavra do Senhor diz que nós jovens somos fortes e já vencemos o maligno. Fazemos parte de uma geração de adoradores, uma geração de guerreiros que não tolera o pecado mas ama o pecador e cumpre o ide de Jesus, uma geração que tem sede de justiça que não se corrompe diante do pecado e tem convicção de sua salvação.

Sabemos que é muito mais fácil olhar os erros dos outros do que os nossos próprios erros, então neste momento te convido a fechar seus olhos e pensar nos erros que tens cometido, ore a Deus e peça perdão pelos seus pecados. Lembre-se que Deus libertou o seu povo do Egito e pode libertar você também. Abra agora o seu coração e sinta o Espírito Santo te tocando e te purificando dos seus pecados. E assim diz o Senhor Jesus: Eis que faço uma coisa nova, agora está saindo a luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo” (Isaías 43:19)


Fonte: jovens orando e vigiando

Precisamos Aprender a Orar Melhor Porque

Dá-me mais uma chance, Senhor!

Introdução
Talvez você seja um jovem que esteja reclamando:
1. Por que não consigo um emprego
2. Por que não consigo fazer boas amizades?
3. Por que não consigo um (a) namorado(a)
4. Por que tudo tento e não consigo lograr êxito?
5. Por que o que faço na igreja não é reconhecido? Só levo pra trás?

Que neste estudo você possa refletir naquilo que tens a fazer.

A importância do jovem numa comunidade evangélica é por demais basilar. O própria Deus, em várias partes das Escrituras (Sl 103:3, Pv 1:4, Ec 11:9-10, 1 Jo 2:13) já destacava o moço (moça) como sendo de grande valia para o trabalho no Reino Dele.
Sempre disse e vou sempre repetir: Uma comunidade cristã cresce quando têm mulheres que oram, homens que colaboram financeiramente e jovens corajosos envolvidos no trabalho. Não que todos não possam fazer a mesma coisa, pois todos têm as mesmas oportunidades. Mas isto tem acontecido por onde tenho passado no exercício ministerial (Pr. Gomes Silva).
Vamos ver porque a oração é importante também na vida dos jovens.

1. A oração e o pecado se repelem mutuamente.
Orar significa passar algum tempo na presença de Deus, aprendendo a glorificar sua santidade e a detestar o pecado. Um experiente guerreiro de oração sabe enfrentar o diabo pelo poder de Jesus, pondo o inimigo em fuga. À medida que formos orando para conhecer melhor a Jesus, tornaremos mais e mais parecidos com ele.

2. Aquele que ora nunca está desamparado
As doenças, os problemas psicológicos, os conflitos familiares, os vícios, a política, os líderes mundiais e os pais, tudo está debaixo do poder maravilhoso de Deus, e podemos usar esse poder através da oração. Podemos orar quando em perigo, ou quando nos acharmos super desanimados, ou numa situação social incômoda.
Vocês não têm nem idéia do que pode acontecer quando um grupo de jovens crentes se reúne para orar pela escola ou pela igreja; pelos família e amigos; pelo país ou pela cidade; pelos seus objetivos ou por uma bênção de alguém que esteja carente. Não há nada que esteja fora do nosso alcance, nada que não possamos mudar, pois podemos orar sempre. Mateus 26:41 – “vigiem e orem para que não sejam tentados. É fácil querer resistir à tentação; difícil mesmo é conseguir”

3. Assim que começarmos a receber respostas incríveis às nossas orações muitos dilemas desaparecerão

Se orarmos ao Deus todo-poderoso, não precisaremos nos preocupar com questões do tipo: "Será que eu roubaria para não morrer de fome? Quem das doze pessoas deve ocupar os três lugares do barco salva-vidas? Será que é errado mentirmos para fazer alguém se sentir melhor?" Podemos orar ao Deus que mandou maná do céu e ele atenderá. Pediremos a Deus para socorrer todo mundo, e não apenas três pessoas. Lembremos como ele resolveu o problema de Noé e de sua família. E o Senhor pode fazer um amigo se sentir melhor, mesmo quando lhe revelamos a verdade. Obedeçamos às autoridades, mesmo que elas estejam praticando injustiças, e oremos para que Deus nos defenda.
Podemos amar nossos inimigos e perdoar ofensas horríveis, orando e recebendo de Deus a capacidade de fazê-lo.

4. Através da oração, Deus nos molda para que nos tornemos como ele deseja
A oração transforma pessoas comuns em gigantes espirituais. Paciência, humildade e atitude de servo são qualidades que cultivamos de joelhos. A oração também produz sabedoria, coragem e boas idéias. Se não nos tornarmos crentes de oração, nunca desenvolveremos nosso potencial.
A história tem muitos exemplos de homens e mulheres que aprenderam a orar e foram grandemente usados por Deus. A oração não é coisa só para velhinhas. É para jovens que estão dispostos a encarar um desafio e viver diferente.

Fonte: Me dá mais uma chance, Senhor!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Jovens brilham no penúltimo culto do ano

Foi simplesmente sensacional o culto realizado pela Mocidade Expressão Pentecostal – MEP, da Comunidade Evangélica Pentecostal Expressão de Amor - CEPEA, em Alagoa Grande, na noite deste domingo (28). Direção (humana), louvores, gesto e palavra. Tudo ficou sob a responsabilidade dos jovens.

Pela primeira vez, desde que aceitou Cristo como seu Salvador, a jovem Evelyn dirigiu um culto e saiu-se muito bem. Isto é fruto do trabalho que é realizado pela direção da igreja com seus membros de forma que todos tenham oportunidade para crescer. E tem dado certo.

Já irmã Janicléa, que havia mais de três anos sem ministrar a Palavra de Deus, pregou, foi ousada e usada pelo Espírito Santo do Senhor para abençoar aos que prestigiaram o culto.
O Grupo Expressão de Amor – GEA, do Departamento de Criança, participou do culto da mocidade assim como a UNIFEA – União Feminina Expressão de Amor. As jovens Janileide e Mayara, e o irmão Luiz, também louvaram ao Senhor.

Janicléa Geminiano, mensageira da noite, pregou sob o tema: “Jesus acalma as tempestades”, com base no texto de Mateus 8:23-27. Foi uma mensagem de ânimo e de esperança em que ela se colocou como um dos maiores exemplos de superação depois de uma grande tempestade espiritual que enfrentou num passado recente.

Para o pastor e orientador da CEPEA, Gomes Silva, a volta de Janicléia ao púlpito para pregar a palavra de Deus é uma alegria para todos os que fazem a CEPEA e um incentivo a mais para a mocidade.

“Ela e outros da própria família enfrentaram momentos difíceis e conflitantes. Contudo, com o operar de Deus, aconselhamento, oração da igreja e o incentivo recebido por mais de um ano, ela deu a volta por cima”, lembra o pastor.

Conheça o site: www.cepeapb.com.br

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Qual é a vontade de Deus para os jovens que estão namorando?

Gary Fisher
Primeiro, fuja da impureza (1 Coríntios 6:12-20). A união física de um homem e uma mulher tem que ser depois do casamento, não antes. Isto é verdade, não importa quanto eles se amam e não importa que eles planejem casar-se logo. Os padrões morais do homem podem estar mudando, mas os de Deus não. E Deus é aquele que nos julgará. Para fugir da fornicação, precisamos afastar-nos dela. Casais que estão namorando precisam tomar cuidado com o contato físico que leva à fornicação. Deus nos criou de maneira que certos tipos de contato levam ao desejo de intimidade física. No casamento, isto é certo e digno; no namoro, tanto a união física como os passos que levam a ela são sensuais, concupiscentes, lascivos e portanto errados. Fuja da imoralidade sexual!

Segundo, em nossa sociedade, o namoro é normalmente um passo antes do casamento. Deus ensina que os esposos devem amar suas esposas. Portanto, um jovem deverá escolher a moça que ele esteja certo de que a quererá amar para sempre. Deus diz às esposas para se submeterem aos seus maridos. Uma jovem deverá escolher um homem a quem ela esteja segura de que não se importará em se submeter (Efésios 5:22-33). O divórcio não é uma opção dada por Deus em um casamento infeliz (Mateus 19:3-9), portanto é muito melhor ser cuidadoso e se casar com uma pessoa com a qual terá felicidade durante a vida inteira.

Finalmente, em tudo deverei esforçar-me para agradar a Deus, em primeiro lugar (Mateus 6:33). Eu deverei ir a lugares, fazer coisas e dizer coisas que eu sei que Deus aprovará. Tagarelice, egoísmo, indelicadeza, embriaguez, orgias, são condenados por Deus, em qualquer situação.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Crianças e Jovens estão cada vez mais estressados

O sociólogo Ronald L. Pitzer diz: “Muitos jovens andam com o grau de estresse muito alto.” Eles têm de conviver com as mudanças físicas e emocionais da puberdade, além das pressões na escola. O livro Childstress! (Estresse Infantil) confirma isso ao dizer que o dia-a-dia na escola “está repleto de problemas e pressões que causam o estresse — seja nos estudos, nos esportes, seja no relacionamento com os colegas e com os professores”.

Em alguns bairros, outro fator de ansiedade para os jovens é o risco de violência nas escolas, sem mencionar o medo de atentados terroristas e outras calamidades. “Se os pais ficarem sempre comentando como está perigoso viver neste mundo, é claro que nós vamos ter medo de tudo”, disse uma adolescente.

A função dos pais é dar uma força para os filhos. “Mas muitas vezes, quando os filhos menores ou adolescentes estão perturbados e tentam se abrir com eles, os pais fazem pouco caso, não os acolhem bem, dão desculpas e justificativas, ou simplesmente os ignoram”, diz Pitzer. Uma das razões que impede os pais de ouvir os filhos são os problemas conjugais que enfrentam. “A impressão que tinha é que meus pais estavam sempre brigando”, diz Tito, de onze anos, cujos pais acabaram se divorciando. Assim como diz o livro Childstress!, “os traumas não são causados apenas por agressões físicas e verbais. O ressentimento reprimido que se manifesta mesmo no meio de palavras melosas desconcerta os filhos”.


Estudo foi tirado do blog bibliotecabiblica.blogspot.com

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Namorar ou Ficar?

A sociedade atual está em profundo estado de mutação constante. Termos novos são criados, termos antigos são reinterpretados. Não há verdades absolutas e sim opiniões e verdades particulares. "Cada ser é um universo", dizem, e todos devem criar para si os seus próprios padrões e verdades.

Jovens e adolescentes estão sendo formados nesta sociedade mutante. Os conceitos aprendidos em família, por serem frágeis e apenas nominais, não sobrevivem à avalanche de deseducação encabeçada pela mídia e pelos formadores de opinião. Isto é igualmente válido para o lado afetivo do jovem.

O dicionário Aurélio define NAMORAR como:
1) Procurar inspirar amor;
2) Andar de namoro com;
3) Enamorar-se (que por sua vez significa deixar-se possuir de amor, apaixonar-se).

FLERTAR significa namoro rápido, namorico.

Até bem pouco tempo o namoro era algo pré-nupcial, com regras bem definidas e padrão comumente aceito. Alguém, ao sentir-se atraído por outrem de sexo oposto, procurava-o, propondo-lhe namoro. Este consistia de encontros constantes, com diálogos sobre os dois, momentos de romance, abraços e beijos limitados, com considerável reserva e planos para o futuro.

Os encontros eram feitos na casa da moça, com a presença de familiares, na sala, ou no portão, até às 22 horas no máximo. Também constavam passeios, atividades mútuas e correspondência. Com o advento da era pós "Beatles" (conjunto de rock-and-roll inglês, que revolucionou a cultura ocidental após a década de 60) e o desenrolar do movimento "Hippie" (jovens americanos que lutavam pela liberação das drogas, extinção da família e amor livre), o namoro sofreu grandes mutações. Seus limites foram ampliados.

Os encontros passaram a ser em cinemas, pizzarias, clubes, etc, sem a presença de familiares. No seu bojo as carícias íntimas e os atos pré-sexuais encontraram espaço livre. Como conseqüência, o número de jovens que se casaram grávidas ou ficaram sós aumentou vertiginosamente. Namoro passou a ser a "sala vip" do casamento, faltando apenas o chamado "papel passado".

Por serem mal formadas muitas famílias tornaram-se desestruturadas, terminando em divórcios. Filhos cresceram deficientes psicologicamente, sem modelos paternos e maternos consistentes. Na década de 80 a chamada "AMIZADE COLORIDA" entrou em ação. Tratava-se de algo diferente do namoro. Rapazes e moças mantinham encontros libidinosos, com o compromisso de não terem quaisquer compromissos!

Com o passar dos anos o namoro continuou em processo de mutação. O império da AIDS (doença fatal sexualmente transmissível), trouxe uma transformação na aceleração da libertinagem juvenil. Os preservativos entraram na lista de materiais comuns da lista de compras dos adolescentes, como a pílula na década de 70.

Parte desta população resolveu "dar um tempo", "se cuidar". Nos Estados Unidos da América, uma igreja batista iniciou, junto aos seus adolescentes, uma campanha intitulada "QUEM AMA, ESPERA". Grande parte daquela região aderiu. Porém, uma nova modalidade de namoro surgiu. Como a adolescência é uma idade instável, o desejo de independência provocou um novo tipo de relação: FICAR. Pesquisando entre adolescentes, cheguei a 6 conclusões sobre o que significa para eles o FICAR:

1) FICAR É NAMORAR DE BRINCADEIRA
2) FICAR É PRATICAR PARA VER SE VAI DAR CERTO
3) FICAR É SUPRIR PROVISORIAMENTE A CARÊNCIA AFETIVA E SEXUAL
4) FICAR É CURTIR TODO MUNDO NUMA BOA, SEM COMPROMISSO
5) FICAR É NAMORO AVANÇADO, ONDE VALE TUDO
6) FICAR É A MODA ENTRE JOVENS E ADOLESCENTES

Quero discutir estes conceitos com vocês, apontando o que a bíblia diz sobre os princípios envolvidos no assunto. Espero que com isto, possa haver um esclarecimento considerável e um sólido desejo de praticar o ensino das Escrituras Sagradas.

1) FICAR É NAMORAR DE BRINCADEIRA

Você gosta de brincar com ratoeiras, cobras, bombas, botijões de gás ou facas? Não, não é mesmo? São brincadeiras perigosas e de mau gosto.

Brincar com os sentimentos dos outros, ou mesmo arriscar os seus, também é errado. A Bíblia diz: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jr 17.9). Sentimentos são preciosidades. Não se gosta ou se deixa de gostar de brincadeira. Ademais, sempre se sai ferido de uma relação fingida.

Tudo quanto o cristão faz, pensa ou intenciona é para a glória do Senhor, devendo ser feito com responsabilidade e dedicação. Diz a Bíblia: "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios"(Ef 5.15). "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens."(Cl 3.23).

2) FICAR É PRATICAR PARA VER SE VAI DAR CERTO

Deus não criou a família pelo sistema empírico (experimental). Pelo contrário, o Seu desejo sempre foi agir em prol do homem, dando-lhe uma pessoa adequada para sua felicidade. Veja o exemplo de Adão (Gn 2.22) ou de Isaque (Gn 24.51). Deus tem um plano para a união de dois corações, e pode conceder bênçãos maravilhosas!

"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á"(Mt 7.7,8). Cabe ao adolescente e ao jovem estar atento às pessoas ao seu redor, consultando o seu coração e a Palavra de Deus.

"Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim."(Sl 40.1a). O jovem cristão deve escolher alguém debaixo da orientação de Deus e que seja também uma pessoa cristã. Do contrário, está pecando: "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? (II Co 6.14-16).

··Namorar é conhecer alguém no sentido básico da palavra: gostos, temperamento, procedimentos, personalidade, reações, etc. O restante está reservado para o casamento.

··Rapazes: como escolher uma namorada? Procure com sabedoria, lembrando que o que a garota é hoje com os pais dela ou em relação a Deus, ela o será amanhã com você também. Leia Provérbios 31.10-31 e repare nos sábios conselhos de uma mãe ao seu filho solteiro, para que se casasse com alguém digna. Procure uma moça cujos princípios sejam semelhantes a estes.

··Garotas: Como escolher um rapaz: O Salmo 1.1-3 aponta o comportamento do homem bem-aventurado. As bem-aventuranças trazem um perfil ideal para o esposo preparado por Deus: humilde de". Espírito, manso, parecido com Jesus, limpo de coração, pacificador (Mt 5.3-9). Peça ao Senhor, abra seus olhos e esteja atenta. Deus lhe mostrará e dará uma rica oportunidade de encontro.

"Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória"(Ef 3.20,21a)

3) FICAR É SUPRIR PROVISORIAMENTE A CARÊNCIA AFETIVA E SEXUAL

Este argumento é falho. O ser humano sempre foi carente de afeto, seja pela falta sentida na infância, seja pela solidão circunstancial, e nunca houve necessidade de existir um relacionamento do tipo FICAR. Há um amor maior que nos conforta e supre a carência: O AMOR DE DEUS. Diz a Bíblia: Nós amamos porque Ele nos amou primeiro"(I Jo 4.19).

Nosso amor por Deus deve ser maior que qualquer outro amor humano, mesmo por alguém que é objeto de nossos sentimentos: "Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim."(Mt 10.37). Martinho Lutero, o mais importante líder da Reforma Protestante, declarou, em seu hino CASTELO FORTE: "Se temos de perder os filhos, bens, mulher, embora a vida vá, por nós Jesus está, e dar-nos-á Seu reino!".

Para gozarmos constantemente deste abundante amor, devemos estar em comunhão constante com Ele, por meio da leitura bíblica, da oração e do testemunho diante de todos. Tenha certeza de que Ele é provedor: "E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades". (Fp 4.19).

Muito cuidado! Abraços e beijos podem se tornar uma armadilha do inimigo. Cumprimentar outrem com um ósculo santo, um beijo na face, é uma coisa. Exceder-se na saudação, dando lugar à licenciosidade e sensualidade, é outra. Cuidado! Fuja do pecado e da aparência do mal: "Abstende-vos de toda a forma do mal"(I Ts 5.22)

4) FICAR É CURTIR TODO MUNDO NUMA BOA, SEM COMPROMISSO

Este pensamento é anti-cristão. É uma afirmação, no mínimo, irresponsável. É fruto da carência de normas no ambiente familiar. A palavra CURTIR tem diversos significados, mas aqui é utilizada no sentido de namorar, "transar".

Sinceramente, você se casaria com alguém que já FICOU com todo mundo e que, na realidade, nunca "ficou" comprometida com ninguém? Você aceitaria que sua irmã ou sua mãe se comportasse deste jeito? Ora, se isto é escabroso quando imaginado em alguém que nos é preciosa, que nos é querida, por que faz e acha interessante com as pessoas de outras famílias?

Lembre-se do sábio Salomão, que, em sua velhice, exclamou com veemência: "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer."(Ec 12.1). Igualmente o apóstolo Paulo lembra algo muito importante a Timóteo, o seu filho na fé: "Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza."(I Tm 4.12)

O cristão é um ser comprometido com Deus e com o ser humano. É alguém que "veste a camisa", que "lança mão do arado e não olha para trás.". Não ter compromisso efetivo com a pessoa querida é pecado, falto de caráter, fruto de uma educação distorcida e de um coração sem sentimentos. O que deve unir alguém à outro é o amor, e este é poderoso e permanente: "O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta; o amor jamais acaba"(I Co 13.8,9a).

5) FICAR É NAMORO AVANÇADO, ONDE VALE TUDO

Sendo um relacionamento mundano, fruto de uma sociedade sem Deus, FICAR não serve para nós. Simular um comportamento afetivo com quem não se ama? Ter comportamento de pessoas casadas estando solteiro? Fazê-lo com pessoas estranhas? Isto é perversão, hipocrisia e mentira. Tolo é aquele que crê nas mentiras, crê no carinho do estranho, no amor de quem não está nem aí com os sentimentos alheios.

Tal pessoa está caindo na armadilha de Dalila, que trocou afetos, carinhos e atos conjugais pela destruição do infeliz Sansão (veja Juízes, capítulo 16). Quem age assim não merece você. Deus tem alguém especial, alguém que não lhe tenha como "estepe", como "quebra-galho", mas sim como alguém de fundamental importância. Se você já se comportou mal assim, Deus tem um remédio para seu erro: arrependimento! "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça"(I Jo 1.9)

6) FICAR É A MODA ENTRE JOVENS E ADOLESCENTES

Pode estar na moda, mas está errado. Aliás, este mundo está debaixo da orientação do Diabo, e nada tem de Jesus. Nós, os cristãos, não são mais deste mundo, por isso devemos sempre pedir ao Senhor para nos livrar do mal. Resta saber de que lado você está. Se você é um cristão nominal, que não se converteu, então a moda é sua.

Mas, se você tem ao Senhor Jesus Cristo como seu Senhor e Mestre, então o pecado não pode exercer domínio sobre você, e a moda não o obrigará a agir como todos agem. Sabe o que muita moda é? Um disfarce do inimigo, de sua influência sobre o povo do mundo. Já percebeu que as modas geralmente trazem um ideal errado? Primeiro de abril trás a mentira. Verão forte trás top less e naturalismo (nudismo).

Carnaval trás rebelião contra autoridades, homossexualismo, drogas, adultério, etc. Já ouviu falar de uma moda que trouxesse arrependimento, paz entre os povos, alimento aos famintos, distribuição de renda, perdão aos magoados? Claro que não. Portanto, fuja da moda! Seja esperto, seja jovem, seja atual, mas somente no que concerne à linguagem e socialização gerais; nunca às práticas nocivas.

"...Não sabeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus.. (Tiago 4.4); "Não ameis o mundo, nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele."(I Jo 2.15). Deus tem outra moda. A moda dele é melhor. Se ligue em Seus caminhos.

CONCLUSÃO

FICAR É FRIA. FICAR É COISA PASSAGEIRA. BUSQUE A ORIENTAÇÃO DE DEUS EM SUAS RELAÇÕES. QUE SEJAM RETAS, ADEQUADAS, PURAS E DURADOURAS.

Leia os livros do Pr. Jaime Kemp e as demais publicações da Editora Sepal sobre o assunto NAMORO, NOIVADO, CASAMENTO, SEXO, LAR CRISTÃO, DISCIPULADO.

___________________________________
Pr. Ricardo Paixão de Oliveira
Pastor presidente da Igreja Vida Nova em SG - RJ, teólogo e escritor, membro do Conselho de Ministros do Estado do Rio de Janeiro, da Convenção Geral das Igrejas Evangélicas no Brasil, do Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos e da AEE – Aliança Evangélica Espanhola, colabora com a da Mission

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A vida sentimental do jovem

Relacionamento; Essa é uma palavra presente na vida de todos os seres humanos, independentemente de faixa etária, sexo e raça. Tudo começa dentro do lar. Os pais e familiares próximos são as primeiras pessoas com quem o indivíduo estabelece laços afetivos. Anos depois, a criança começa a se relacionar com coleguinhas na escola, na igreja e na vizinhança. O tempo passa e esse indivíduo se depara com uma complicada situação: sua vida sentimental.

Geralmente, na pré-adolescência, o menino e a menina se enxergam de forma diferente. O primeiro já não quer mais jogar bolinha de gude ou brincar de carrinho. E a segunda não quer mais saber das bonecas, nem das brincadeiras de casinha. Tudo começa a ficar estranho. Quando ela olha para o vizinho, seu coleguinha há anos, sente um frio estranho na barriga. No caso dos meninos, aquela colega de turma deixa de ser a chata para ser a linda, e não é nada agradável admitir que sente o coração bater mais forte assim que a vê.

Momentos de adaptação

Toda mudança exige uma adaptação. É necessário um preparo. O jovem, no entanto, não estudou durante a infância sobre como lidar com seus sentimentos, até porque não é assim que acontece. E esse despreparo, às vezes, se torna um fardo pesado. Em alguns casos, jovens evangélicos encontram dificuldade de compreender o assunto porque nunca conversaram sobre isso com seus pais, líderes de escola bíblica e pastores. O tema complica ainda mais quando, sem respostas, o jovem começa a namorar e inicia o novo relacionamento sem saber como fazê-lo.

Para a psicóloga clínica e escolar Elaine Cruz, autora do livro “Namoro é + Sexo é –” (foto) O que Somar? Quando Subtrair?, publicado pela MK Editora, a época em que vivemos é privilegiada, já que podemos desfrutar de um progresso tecnológico que inclui telefones celulares, computadores e Internet. Segundo Elaine, todo o mundo está conectado em uma, agora, aldeia global. A facilidade da informação é positiva, mas aumenta a responsabilidade do jovem, que necessita de mais conhecimento para enfrentar, por exemplo, o competitivo mercado de trabalho.

De acordo com a psicóloga, além das descobertas que o jovem passa no seu processo natural, ele tem que se dedicar para ser bom na escola, no curso de idiomas, de informática e no pré-vestibular. A pressão é grande e muitos procuram meios para fugir da responsabilidade. É nesse ponto, que, segundo Elaine, a educação dos pais com base na Palavra de Deus é importante. Normalmente, jovens que não contam com esse apoio tomam o rumo das drogas, do sexo e da violência.

A especialista explica que a violência é estimulada em filmes e desenhos animados. Já a pornografia, desde o início de 2000, está cada vez mais comum em revistas, longa-metragens, na televisão e, principalmente, na Internet, com o crescimento do número de sites eróticos e chats de encontro.

Importância do limite

Com a propagação do erotismo, o jovem tem sido doutrinado pela mídia a praticar relações sexuais o quanto antes. Segundo Elaine, o resultado disso é a dura realidade de moças e rapazes contaminados por doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a Aids, e adolescentes grávidas, que não têm maturidade para cuidar dos seus bebês ou que optam pelo aborto.

Para Elaine, o fácil acesso à informação é ótimo, porém, como tudo, deve ter limites. Os pais devem saber o que os filhos, ainda pequenos, têm assistido na televisão, os sites que têm visitado na Internet e o andamento da criança na escola, incluindo, nesse ponto, as amizades. A presença dos pais no crescimento dos filhos é fundamental para que eles aprendam a fazer escolhas. De acordo com a psicóloga, todo relacionamento está ligado em saber dizer sim ou não.

Mas o que isso tem a ver com a vida sentimental do jovem? Segundo Elaine, tudo. “As decisões amorosas são as mais difíceis. Ultimamente, as pessoas têm vivido relacionamentos cada vez mais curtos. Alguns envolvimentos são tão rápidos que nem o nome de relacionamento podem receber”, dispara. Elaine explica que a maioria dos jovens não namora, mas “fica” com alguém durante um pequeno tempo. Às vezes, em uma noite, o casal se beija, mantém relações sexuais, porém mal se conhece. Não se sabe nada sobre o outro, nem mesmo nome ou idade.

Esse comportamento pode ser resultado do medo de uma decepção. Para Elaine, os jovens estão cada vez mais perdidos quando o assunto é namoro, principalmente aqueles que valorizam os ensinamentos cristãos. As pessoas não sabem quem namorar, como namorar, que limites impor e se devem ou não praticar sexo antes do casamento. Esses e outros questionamentos podem ser evitados se o assunto não se tornar um tabu e for tratado pela família com sabedoria. Com relação a isso, Elaine ressalta que esse é o objetivo do livro que escreveu, direcionado não só ao jovem, mas aos pais, que devem ter respostas para as dúvidas de seus filhos.

“A proposta é ampliar o conhecimento do jovem sobre o namoro, discutindo o assunto de forma direta e transparente. A maioria dos exemplos e questionamentos apresentados no livro foram retirados de situações de consultório e palestras. O objetivo é mostrar ao jovem cristão que ele pode resolver seus conflitos sentimentais respeitando os limites impostos por Deus e pela sociedade”, finalizou a especialista.

Viviane Chaves

Fonte: Elnet / Portal Padom

sexta-feira, 30 de julho de 2010

DEPARTAMENTO DA MOCIDADE

Compete aos lideres da mocidade a aplicação das seguintes diretrizes quando do desenvolvimento de seu departamento.

– Trabalhar sempre em comum acordo com o corpo Ministerial da Igreja;

– Promover a comunhão e integração dos jovens da Igreja

– Desenvolver programas e projetos que promovam o comprometimento dos jovens com a Igreja com Jesus Cristo;

– Desenvolver programas e projetos que promovam o desenvolvimento dos dons ministeriais bem como talentos dos jovens da Igreja;

– Promover o crescimento espiritual dos jovens e adolescentes no conhecimento da Palavra de Deus;

– Fazer um trabalho de conscientização da Mocidade quanto a real importância do ministério de missões;

– Promover atividades espirituais no sentido de conduzir tanto os jovens a uma intimidade com a pessoa bendita do Espirito Santo;

– Promover atividades de recreação visando o lazer, entrosamento e comunhão da juventude com a Igreja;

– Promover intercâmbios entre igrejas;

– Conscientizar a juventude sobre a importância de uma Cobertura Espiritual;

– Promover palestras que visem o melhor esclarecimento nas áreas: profissionais, estudantis e econômicas;

– Observar o calendário da Igreja quando das futuras programações;

JOVENS REALIZAM CULTO AVIVADO

Não podia ser diferente. O primeiro culto realizado pelos jovens foi exitoso pelo operar de Deus e pela animação dos realizadores e dos participantes. Foi algo maravilhoso.

O culto contou com a participação dos grupos de louvores das crianças, jovens e senhoras, além de louvores entoados por Janileide, que surpreendeu a todos, e pela dupla Mayara e Evelyn.
O missionário Manuel Gomes foi o convidado para pregar a palavra, que teve como palavra chave: Restauração.No próximo domingo acontecerá o culto de Ceia.

A MEP AGORA TEM UM BLOG PARA DIVULGAR SUAS NOTÍCIAS

O Departamento de Mocidade da  CEPEA - Comunidade Evangélica Pentecostal Expressão de Amor, em Alagoa Grande-PB, agora tem o seu blog para divulgar suas atividades.

Contudo, é apenas o começo de uma bonita história escrita pelos jovens.

Através deste blog, os jovens pretendem divulgar suas atividades, como cultos, retiros, campanhas sociais, campanha de oração, vigília e tantas outras coisas na Casa de Deus.

A Mocidade Expressão Pentecostal - MEP, que começou a existir há um mês, ainda não tem ditoria. Uma equipe de jovens passarão por um treinamento antes de acontecer a escolha das lideranças que irão orientar os jovens.