"VIGIAI E ORAI, PARA QUE NÃO ENTREIS EM TENTAÇÃO; O ESPÍRITO, NA VERDADE, ESTÁ PRONTO, MAS A CARNE É FRACA." MATEUS 26:41

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O jovem e as tentações do mundo

Pr. Gomes Silva
Orientador da CEPEA-PB
Fui procurado por uma adolescente (com a maturidade de um adulto) objetivando tomar ciência do que é permitido e o que não o é num relacionamento a dois quando ainda em namoro. Confesso que fiquei muito feliz, pois vi, nela, uma preocupação quanto à sua vida espiritual, sobretudo nessa fase da sua história, marcada pela curiosidade etc.

Assim como aquela adolescente, existem outras dezenas de meninas e jovens em suas comunidades evangélicas sem a devida orientação quanto a namoro, noivado e casamento.

Eles padecem e não encontram alguém para lhes ajudar diante de suas crises e indecisões, pois, como sabemos, vivemos um momento muito complicado e difícil para jovens e adolescentes, mesmo buscando viver uma vida de forma irrepreensível. O mundo está cada vez mais depravado. A nudez está presente em todos os ambientes. Seja em outdoors, seja em espaços na mídia. Tudo isto com a finalidade de bombardear a reflexão dos adolescentes e dos jovens.

Lembro-me do que escreveu Michel Aires de Souza em seu blog www.educacaonet.wordpress.com acerca do assunto. Ele escreveu:

“Adolescência é um período conturbado de crises, sofrimentos, conflitos pessoais e interpessoais, conflitos amorosos e familiares. Daí a necessidade de uma auto-reflexão que leve o adolescente a entender mais a si mesmo, perceber mais seus sentimentos, seus desejos e suas atitudes”. Concordo plenamente.

No tocante à vida sexual, eles encontram tabus em suas comunidades e ficam sem a clara explicação bíblica sobre o problema. Sabem, apenas, através parcos estudos que sexo fora antes do casamento é tão errado quanto o adultério ou outras práticas abomináveis pelo Senhor. Mas como viver de forma a não sentir falta do sexo, como lidar com as palavras encantadoras, apegamento rápido a alguém, eles não encontram espaço para o diálogo com quem de direito. Isso precisa ser ensinado a essa rapaziada.

Será que a prática de esportes não ajudaria? Mas é claro... Ah, mas existem outro problema: Muitas igrejas consideram a prática do esporte como sendo pecado. Não quero entrar no mérito da questão. Afinal, todas as comunidades cristãs têm seus regimentos internos. Contudo, dizer que praticar esportes é pecado é desconhecer uma das maneiras recomendadas pelos médicos (principalmente) para quem quer viver uma vida saudável.

E quanto às amizades? Os adolescentes e jovens só poderão ter amigos com pessoas da igreja? Qual o seu comportamento nas escolas? E se se apaixonar por alguém de outro credo religioso, como fica? Para estas perguntas, eles esperam a resposta.

Voltaremos ao assunto para falar sobre sexo fora do casamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário